среда, 27 июня 2018 г.

Forex scandal timeline


Cronograma: o escândalo de Libor Libor scandal Libor, a taxa de juros interbancários de Londres, é considerada uma das taxas de juros mais cruciais nas finanças. Ele sustenta trilhões de libras em empréstimos e contratos financeiros. Assim, quando o Barclays foi multado em 290 milhões em junho do ano passado, depois de alguns dos seus comerciantes de derivativos terem tentado armar esta taxa chave, a fraca confiança do público nos bancos foi prejudicada. O escândalo levou à demissão do presidente executivo da Barclays, Bob Diamond, e do presidente Marcus Agius. Aqui estão algumas das datas-chave do escândalo: já em 2005 havia evidências de que a Barclays tentara manipular as taxas do dólar Libor e Euribor (o euro equivalente à Libor) a pedido de seus comerciantes de derivativos e outros bancos. A falta de conduta foi generalizada, envolvendo funcionários em Nova York, Londres e Tóquio, bem como comerciantes externos. Entre janeiro de 2005 e junho de 2009, os comerciantes de derivativos da Barclays fizeram um total de 257 pedidos para consertar as taxas Libor e Euribor, de acordo com um relatório da FSA. Um comerciante do Barclays disse a um comerciante de outro banco em relação ao libor de três meses Libor: quotduuuude. What039s com seus amigos 34.5 3m reparar. Diga-lhe para levantá-lo. No início da crise financeira em setembro de 2007 com o colapso do Northern Rock, as preocupações de liquidez atraíram o escrutínio público para Libor. A Barclays manipulou as inscrições da Libor para dar uma imagem mais saudável da qualidade do crédito do banco e sua capacidade de arrecadar fundos. Uma submissão menor desviaria as preocupações de que teve problemas para emprestar dinheiro aos mercados. Barclays039 As inscrições da Libor estavam no extremo superior da gama de bancos contribuintes e levaram a especulação de mídia sobre a imagem verdadeira do perfil de risco e crédito do banco. Crisis jargon buster Use o menu suspenso para obter explicações fáceis de entender sobre os principais termos financeiros: a melhor classificação de crédito que pode ser dada às dívidas de um mutuário, indicando que o risco de inadimplência é minúsculo. Gerentes de tesouraria sênior instruiu os autores para reduzir Libor para evitar propaganda negativa, dizendo que o Barclays não deveria aumentar a cabeça acima do parapeito, de acordo com o relatório da FSA. Desde já em 28 de agosto. O Fed de Nova York disse que recebeu e-mails de distribuição em massa que sugeriam que as inscrições da Libor estavam sendo definidas de forma pouco real nos bancos. Em 28 de novembro. Um apresentador sênior da Barclays escreveu em um e-mail interno que QuotLibors não está refletindo o verdadeiro custo do moneyquot, de acordo com a FSA. Em dezembro . Um oficial de conformidade da Barclays entrou em contato com o grupo de lobby do banco britânico British Bankers039 Association (BBA) e a FSA e descreveu quotproblematic actionsquot por outros bancos, dizendo que eles pareciam estar subestimando seus envios da Libor, de acordo com o regulador dos EUA Commodity Futures Trading Commission (CFTC). No dia 6 de dezembro. Um oficial de conformidade da Barclays entrou em contato com a FSA, de acordo com o relatório da FSA, para expressar preocupação sobre as taxas da Libor sendo submetidas por outros bancos, mas não informou a FSA de que suas próprias propostas estavam incorretas, em vez disso, dizendo que elas estavam dentro de um alcance razoável. A FSA disse que o mesmo oficial de conformidade disse à gerência sênior da Barclays que ele disse à FSA que, de forma consistente, foi o provedor de taxas mais alto (ou um dos mais altos) nas últimas semanas, mas estamos justificadamente relutantes em ir mais alto, dada a nossa recente experiência em mídia , E que a FSA citou que a abordagem adotada parece sensata nas circunstâncias. No início de dezembro. O CFTC disse que o funcionário da Barclays responsável por enviar as taxas Libor do dólar do banco entrou em contato com ele para reclamar que o Barclays não estava estabelecendo taxas iguais. O funcionário enviou por e-mail seu supervisor sobre suas preocupações, dizendo: "Estou preocupado é que nós (tanto o Barclays quanto o painel de banquete do contribuinte) estão sendo vistos como contribuindo com taxas falsas. Por conseguinte, estamos sendo desonesto por definição e corremos o risco de danificar a nossa reputação no mercado e com os reguladores. Podemos discutir de forma urgente. Em 6 de dezembro, um oficial de conformidade da Barclays entrou em contato com a FSA sobre preocupações sobre os níveis que outros bancos estavam estabelecendo a taxa Libor dos EUA. Isso foi feito depois que um apresentador sinalizou o cumprimento de sua preocupação com o relatório incorreto da taxa. O Compliance informou a FSA que, de forma consistente, foi o provedor de tarifas mais elevado (ou um dos mais altos) nas últimas semanas, mas estamos justificadamente relutantes em ir mais alto, dada a nossa recente experiência em mídia. Ele também informou que a FSA citou que a abordagem adotada parece sensível nas circunstâncias, então eu sugiro manter o status quo por agora. Em 11 de abril, um funcionário do Fed de Nova York consultou detalhadamente um funcionário da Barclays quanto à extensão dos problemas com os relatórios da Libor. O funcionário da Barclays explicou que o Barclays estava subnotificado da sua taxa para evitar o estigma associado a ser um valor atípico em relação aos seus envios da Libor, em relação a outros bancos participantes. Ao redor desta época, de acordo com a CFTC, um gerente de tesouraria da Barclays sênior informou o BBA em um Telefonema de que o Barclays não havia relatado com precisão. Mas ele defendeu o banco, dizendo que não era o pior ofensor: quotWe039re limpo, mas estamos limpos, em vez de clean-clean. quot E-mails do Bank of England 2008 Download de PDF Paul Tucker - set 1 132KB Download de PDF Paul Tucker - set 2 216KB A maioria dos computadores abrirá documentos PDF automaticamente, mas você pode precisar do Adobe Reader quotNo one039s clean-clean, o representante do BBA respondeu. De acordo com a FSA, seguindo o relatório do Wall Street Journal, a Barclays recebeu comunicações do BBA expressando preocupação com a precisão de suas inscrições da Libor. O BBA disse que se os relatórios de mídia fossem verdade, era inaceitável. Em 17 de abril, um gerente fez comentários em um apelo à FSA para que Barclays estivesse subestimando as suas declarações da Libor: "Fizemos nossa cabeça acima do parapeque no ano passado, tirámos a bola e colocamos de volta novamente. Então, na medida em que, um, os Libors foram minimizados, somos culpados de fazer parte do pacote, você poderia dizer que somos. Um, então eu gostaria, eu gostaria de nos expressar talvez como não limpo, mas limpo em princípio. No final de abril funcionários do Banco da Reserva Federal de Nova York - que supervisiona os bancos em Nova York - se encontraram para determinar quais etapas poderiam Ser levado a resolver os problemas com a Libor, e notificou outras agências dos EUA. Em 6 de maio, o governo de Nova York informou detalhadamente os altos funcionários do Tesouro dos EUA e, posteriormente, enviou um novo relatório sobre os problemas com a Libor. Os funcionários do Fed de Nova York também se reuniram com funcionários do BBA para expressar suas preocupações e estabelecer com maior profundidade as falhas no processo de definição da Libor. Em 29 de maio, o Barclays concordou internamente em dizer aos meios de comunicação que o banco sempre citou Libors precisos e justos e agiu com um desafio ao marketquot em vez de enviar taxas incorretas, de acordo com a FSA. No início de junho, Tim Geithner, que era o chefe do Fed de Nova York na época, enviou ao governador do Banco de Inglaterra, Sir Mervyn King, uma lista de propostas para tentar abordar o problema da credibilidade da Libor. Eles incluíram a necessidade de quot para eliminar o incentivo para erroneamente, protegendo a identidade dos bancos que apresentaram as taxas mais altas e mais baixas. Sir Mervyn e o Sr. Geithner, agora secretário do Tesouro dos EUA, discutiram o assunto em um banco central de bananas039 reunindo alguns dias antes. Pouco depois, Sir Mervyn confirmou ao Sr. Geithner que passou as recomendações do Fed039 da Nova York para o BBA logo depois. As preocupações dos EUA com o Libor PDF baixam os e-mails de junho de 2008 para o Bank of England sobre questões de New York Feds 270MB A maioria dos computadores abrirá documentos PDF automaticamente, mas você pode precisar do Adobe Reader Spring: o BBA prepara uma revisão da Libor, mais tarde descrita pelo Banco de O vice-governador do governo britânico, Paul Tucker, é extremamente importante devido à erosão da credibilidade de Liborquot. O Banco queria que a Libor reflita as taxas reais, e não submissões subjetivas. O Sr. Tucker tocou os bancos, enfatizando que a revisão deve ser realizada por representantes seniores, e não as pessoas juniores normalmente enviadas para se sentar no comitê do BBA. No dia 10 de junho. O BBA publicou um documento de consulta buscando comentários sobre propostas para modificar o Libor. O BBA propõe explorar opções para evitar o estigma, mantendo a transparência, disse. O Barclays contribuiu com comentários, mas evitou mencionar suas próprias propostas de tarifas. Em 5 de agosto, o BBA publicou uma declaração de comentários em seu documento de consulta. E concluiu que o processo existente para submissão seria mantido. Em setembro, após o colapso do Lehman Brothers, o Banco da Inglaterra teve uma conversa com um funcionário seniores da Barclays, no qual o Banco levantou questões sobre a posição de liquidez do Barclays039 e suas submissões Libor relativamente altas. As notas de conversa telefônica de Bob Diamond039 com Paul Tucker enviadas para o então presidente-executivo, John Varley, em 30 10 2008. Copiado para Jerry del Missier. Data: 29 de outubro de 2008 Após a nossa última convocação, o Sr. Tucker reiterou que recebeu chamadas de vários personagens seniores dentro do Whitehall para questionar por que o Barclays estava sempre em direção ao topo do preço da Libor. Sua resposta foi que você precisa pagar o que você tem que pagar. Perguntei se ele poderia transmitir a realidade, que nem todos os bancos estavam fornecendo citações nos níveis que representavam transações reais, sua resposta quotoh, isso seria pior. Expliquei novamente a nossa política orientada para a taxa de mercado e que recentemente significou que nós apareceu no quartil superior e, ocasionalmente, o decile superior do preço. Igualmente, notei que continuamos a ver outros no mercado postar taxas em níveis que não eram representativos de onde eles realmente assumiriam negócios. Este último ponto, na ocasião, nos empurrou mais alto do que seria o caso. Na verdade, não precisamos cobrar nada por dinheiro. O Sr. Tucker afirmou que os níveis de chamadas que ele estava recebendo de Whitehall eram quotseniorquot e que, enquanto ele estava certo de que não precisávamos de conselhos, que nem sempre precisava ser o caso em que apareceu tão alto quanto recentemente. Em 13 de outubro, o governo do Reino Unido anuncia planos para bombear bilhões de libras de dinheiro dos contribuintes em três grandes bancos, efetivamente parcialmente nacionalizando o Royal Bank of Scotland (RBS), Lloyds TSB e HBOS. Uma semana depois, em 21 e 22 de outubro, Paul Tucker e o alto funcionário do governo, Sir Jeremy Heywood, discutiram por que a Libor no Reino Unido não estava caindo tão rápido quanto nos EUA, apesar da ação governamental. Sir Jeremy também perguntou por que os custos de empréstimos do Barclays039 eram tão altos. Muitas especulações no mercado sobre o que eles estão fazendo, ele diz em um e-mail. Em evidências subseqüentes ao Comitê seleto do Tesouro, o Sr. Tucker sugeriu mais tarde que havia uma preocupação generalizada no momento em que o Barclays era um quotnext na linha para a ajuda do governo de emergência. Ele estava em contato regular com Bob Diamond, mostra de e-mails. Em 24 de outubro, um funcionário da Barclays conta a um funcionário do Fed de Nova York em um telefonema que a taxa da Libor é um questionário absoluto. Em 29 de outubro, Paul Tucker e Bob Diamond - chefe do banco de investimento Barclays039 na época - fale por telefone. De acordo com a conta do Sr. Diamond039 da conversa. Enviada por correio electrónico aos colegas no dia seguinte, o Sr. Tucker disse que as autoridades sênior de Whitehall queriam saber por que o Barclays estava no topo do preço da Libor. De acordo com o presidente-executivo da Barclays, o Sr. Tucker disse que as taxas não devem sempre ser o caso em que comparamos tão alto quanto recentemente. O Sr. Tucker disse mais tarde que deu a sensação de sua conversa e disse que não encorajou Barclays a manipular suas submissões da Libor. Na sequência desta discussão com o Bank of England, a Barclays instruiu os apresentadores da Libor a baixarem a taxa para dentro do pacote. Em 17 de novembro, o BBA emitiu um documento preliminar sobre como as taxas de Libor deveriam ser estabelecidas e obrigava os bancos a ter seus procedimentos de submissão de tarifas auditados como parte da conformidade. O documento final seria divulgado em 16 de julho de 2009. Em 2 de novembro, o BBA distribuiu diretrizes para todos os bancos contribuintes ao estabelecer as taxas Libor da mesma maneira. A Barclays não fez alterações aos seus sistemas para ter em conta as diretrizes do BBA. Em dezembro, o Barclays começou a melhorar seus sistemas e controles, mas ignorou as diretrizes do BBA039. Até 2009, o banco não tinha um muro chinês formal entre a equipe de derivativos e os apresentadores. Em junho . A Barclays distribuiu um e-mail para os remetentes que apresentavam regras básicas que exigiam, por exemplo, que informassem sobre o cumprimento das tentativas de influenciar as apresentações da Libor, externamente ou internamente. Também proibiu a comunicação com comerciantes externos, o que poderia ser visto como uma tentativa de concordar ou impactar os níveis da Libor. No final de 2011, o Royal Bank of Scotland demitiu quatro pessoas por seus supostos papéis no escândalo de reparação do Libor. Em 27 de junho, a Barclays admitiu a falta de conduta. A FSA do UK039 impôs uma penalidade de 59.5m. O Departamento de Justiça dos EUA e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) impuseram multa de 102m e 128m respectivamente, obrigando Barclays a pagar um total de cerca de 290m. Em 29 de junho, o presidente-executivo, Bob Diamond, disse que comparecerá ao Comitê de Seleção do Tesouro dos Comuns e que o banco cooperaria com as autoridades. No entanto, ele insistiu que ele não se demitiria. No mesmo dia, o governador do Banco de Inglaterra, Sir Mervyn King, pediu uma mudança quotultural, acrescentando: a idéia de que se pode basear o cálculo do futuro da Libor sobre a idéia de que a minha palavra é minha Libor039 está morta. Ele disse que implementou o banco de dados Vickers As reformas foram o primeiro passo mais importante, mas descartaram um inquérito ao estilo Leveson nos bancos. No dia 2 de julho, o presidente da Barclays, Marcus Agius, renunciou e também apresentou sua demissão como presidente do BBA. O Sr. Diamond disse em uma carta à equipe que ele iria pensar no fundo do que aconteceu. O primeiro-ministro David Cameron anunciou uma revisão parlamentar do setor bancário, para ser liderada pelo presidente do Comitê seleto do Tesouro, Andrew Tyrie. A revisão deve garantir que o Reino Unido tenha as regras mais baixas e transparentes de qualquer setor financeiro importante, disse Cameron. Em 3 de julho, o executivo-chefe da Barclays, Bob Diamond, renunciou. Dizendo que a pressão externa sobre o banco arriscou quotdamaging o franchisequot. Ele foi seguido pelo diretor de operações da Barclays, Jerry del Missier, que renunciou no mesmo dia. Em 4 de julho, o Sr. Diamond enfrentou uma grelha de três horas dos deputados no Comitê do Tesouro sobre o escândalo, durante o qual ele descreveu o comportamento dos responsáveis ​​como quotreprehensiblequot e disse que o havia feito fisicamente doente. Em seguida, o Comitê o acusou de dar provas que ficaram abaixo dos padrões esperados. No dia 5 de julho. A agência de rating de crédito Moody039s baixou a perspectiva de rating no Barclays de estável a negativo. Vice-governador do Banco da Inglaterra Paul Tucker deu testemunho ao Tesouro em 9 de julho. Insistindo que ele não se inclinou no Barclays para diminuir suas submissões, nem o governo havia pedido que o fizesse. No dia 16 de julho. O oficial-chefe de operações da Barclays, Jerry del Missier, disse aos deputados que foi indicado pelo Diamond para baixar as comunicações da Libor do banco. Ele também disse que ele acreditava que o Banco da Inglaterra apenas ordenou que Barclays os abaixasse. Mais cedo, o governador do Banco da Inglaterra, Sir Mervyn King, disse ao Comitê do Tesouro que as autoridades britânicas estavam preocupadas com a alta administração no Barclays, mesmo antes do recente escândalo Libor quebrar. Sir Mervyn disse que o Barclays tinha navegado quotclose ao vento muitas vezes. Em 31 de julho, o Deutsche Bank confirmou que um número limitado de funcionários estavam envolvidos no escândalo da taxa de tarifação da Libor. No entanto, afirmou que um inquérito interno permitiu a administração sénior participar. Em 10 de agosto, a FSA publicou suas descobertas iniciais sobre o que precisa ser feito para reformar o sistema de determinação de tarifas Libor. O diretor-gerente da FSA039, Martin Wheatley, disse que a confiança nas fontes de Libor deve ser reparada e que o sistema atual não era mais quotviableot. Em 16 de agosto, foi anunciado que sete bancos, incluindo Barclays, HSBC e RBS, devem enfrentar questionamentos legais nos EUA. Os outros bancos para receber as intimações dos procuradores-gerais de Nova York e Connecticut foram Citigroup, Deutsche Bank, JPMorgan e UBS. Em 18 de agosto, o Comitê do Tesouro publicou seu relatório sobre o escândalo Libor de fixação de tarifas. Os deputados culparam os chefes dos bancos por um comportamento bastante desagradável. Eles exigiram mudanças, incluindo multas mais elevadas para as empresas que não colaboraram com os reguladores, examinando as lacunas no direito penal e um quadro de governança muito mais forte no Banco da Inglaterra. O comitê também criticou a evidência do ex-chefe do Barclays, Bob Diamond, dizendo que tinha sido quase seletivo. Em resposta, ele disse que havia respondido todas as questões que me foram feitas com toda a verdade, com facilidade e com base em informações disponíveis para mim. Em 25 de setembro, a British Bankers039 Association (BBA), a organização que define a taxa Libor, disse que aceitaria perder o papel. Sua declaração veio à frente do relatório final da FSA039 sobre como reformar a Libor, que será publicado em 28 de setembro. Em 28 de setembro. A FSA confirmou que o BBA não administraria a Libor e seria substituído por um provedor de dados (uma organização como Bloomberg ou Reuters) ou uma troca regulada. O relatório também disse que o sistema Libor estava quebrado e sugeriu sua revisão completa, incluindo processos penais para aqueles que tentam manipulá-lo. O regulador também sugeriu basear os cálculos da Libor sobre as taxas atuais, em vez das estimativas atualmente fornecidas pelos bancos. No dia 11 de dezembro. O Escritório de Fraude Sério da UK039 disse que três homens foram presos em conexão com suas contínuas investigações sobre Libor. No dia 19 de dezembro. O banco suíço UBS é multado por um total de 1.500mn (940m) por reguladores dos EUA, Reino Unido e Suíça por tentar manipular a Libor. Aceita pagar 1,2 bilhões de multas combinadas ao Departamento de Justiça dos EUA e à Commodities Futures Trading Commission, 160 m da Autoridade de Serviços Financeiros do UK039 e 59 milhões de francos suíços à Autoridade Supervisora ​​do Mercado Financeiro Suíço. Em 10 de janeiro. O editor de negócios da BBC039, Robert Peston, revela que a RBS está em negociações com os reguladores do Reino Unido e dos EUA sobre o tamanho das multas para resolver a investigação Libor. Ele também adverte que a demissão de um executivo sênior foi possível como parte de um acordo. Uma semana depois, em 17 de janeiro. O novo chefe do Barclays, Antony Jenkins, informa aos funcionários que se inscrevam para um novo código de conduta - ou deixam a empresa - como parte de uma tentativa de garantir que os escândalos, como a reparação da Libor, nunca mais aconteçam. Em 25 de janeiro, um juiz recusa um pedido de 104 funcionários seniores da Barclays por anonimato durante um processo judicial. A Guardian Care Homes acusou o banco de vender mal a um produto de hedge de taxa de juros vinculado à Libor. Em 31 de janeiro, o Deutsche Bank diz aos investidores que pode enfrentar ações judiciais relacionadas à manipulação da Libor, bem como outros escândalos recentes. Portanto, o banco disse que estava reservando 1 bilhão de euros para cobrir possíveis litígios. Em meio a especulações de que a RBS estava perto de um acordo Libor, em 2 de fevereiro, o chanceler do Tesouro George Osborne diz que as multas impostas ao banco devem ser atendidas pelos próprios banqueiros e não pelos contribuintes. Mais sobre este artigo Como ocorreu o escândalo forex O mercado cambial, ou forex, é um mercado virtual onde os revendedores compram e vendem moedas. As ofertas no preço de hoje são chamadas de mercado à vista e as apostas também podem ser feitas em taxas de câmbio a termo. No total, 5.3 trilhões (3.3tn) foram negociados por dia nos mercados cambiais em 2013, de acordo com o Banco de Pagamentos Internacionais. Para colocar isso em contexto, isso é pouco mais do dobro da produção econômica anual do Reino Unido, que foi 2.52tn em 2013, de acordo com o Banco Mundial. Por que é tão grande A negociação de divisas começou como uma forma de as empresas e os indivíduos mudar dinheiro para viagens e comércio no exterior. Esta foi uma verdadeira indústria de serviços impulsionada pelo nível subjacente do comércio mundial. As oportunidades de especulação foram limitadas pelo acordo de Bretton Woods em 1944 às taxas de câmbio do peg ao preço do ouro. No início da década de 1970, este acordo desacelerou, as taxas de câmbio começaram a flutuar mais amplamente e a globalização criou mais demanda subjacente de divisas. As instituições financeiras viram uma nova oportunidade para ganhar dinheiro com o aumento do tamanho e a volatilidade do mercado cambial. Hoje, apenas uma fração do comércio de moeda está diretamente relacionada ao propósito original de facilitar o comércio transfronteiriço: o restante é especulativo. Como funciona? Direitos autorais da imagem Título da imagem da Reuters Na maioria das negociações de forex, nenhum dinheiro físico realmente muda de mãos Não há mercado de divisas físicas e quase todas as negociações ocorrem em sistemas eletrônicos operados pelos grandes bancos e outros provedores. Os revendedores exibem os preços nos quais eles estão preparados para comprar e vender moedas: os usuários fazem pedidos com o clique de um mouse. Os preços mudam de acordo com a oferta e a demanda. Por exemplo, se o dólar norte-americano for mais popular do que o euro a qualquer momento, o dólar se fortalecerá contra o euro e vice-versa. Os preços estão mudando constantemente em uma base segundo a segundo, pois as moedas respondem ao fluxo crescente de notícias econômicas. Cerca de 40 do mundo lidam com salas de negociação em Londres. Qual é o preço fixo na mudança do mercado forex tão rapidamente que é difícil estabelecer a taxa de câmbio para moedas específicas a qualquer momento. Para ajudar empresas e investidores a valorizar seus ativos e passivos em várias moedas, é realizada uma taxa de câmbio diária. Até recentemente, isso se baseava em acordos reais de moeda ocorridos em uma janela 30 segundos antes e 30 segundos depois das 16:00 hora de Londres. A WM-Reuters calculou as taxas fixas com base nessas transações observadas, que formam os benchmarks desse dia. A probidade desta informação pública é muito importante, pois é o ponto de partida em que muitos outros mercados financeiros dependem. Como a correção foi manipulada Como a correção foi baseada em transações reais durante um curto período de tempo, o potencial existe para que os jogadores do mercado se juntem e façam pedidos durante a janela de 60 segundos. Se fossem suficientemente grandes, poderiam afetar o cálculo de referência e criar oportunidades de lucro para suas empresas. Em novembro passado, os reguladores disseram que alguns comerciantes de forex em cinco dos maiores bancos já faziam isso por vários anos. Eles concluíram que, através de salas de bate-papo on-line com nomes exóticos como The Bandits Club, The Cartel e The Mafia, os comerciantes concordaram em colocar ordens agressivas de compra ou venda - conhecidas no negócio como tocando o fechamento para distorcer a correção. Não deveria ter sido detectado mais cedo Image copyright AP Legenda da imagem Os movimentos suspeitos nos preços das principais moedas indicaram que algo estava errado. Isso aparentemente estava acontecendo por vários anos. Vergonhavelmente, para os gerentes terem sido responsáveis ​​pelos comerciantes, os movimentos de preços suspeitos foram destacados pela primeira vez por um denunciante. As pistas que estavam disponíveis para pessoas de fora deveriam ter sido apanhadas internamente há muito tempo, mas a principal responsabilidade reside naqueles que participaram diretamente. A prática parece ter sido tão comum entre os comerciantes influentes que a frase Warren Buffett descreveu como as cinco palavras mais perigosas nos negócios, todos os outros estão fazendo isso, vem à mente. Alguma ação foi tomada desde que o Financial Stability Board, um cão de guarda que aconselha os ministros das finanças do G20, criou uma força-tarefa para recomendar as reformas do mercado cambial. Como resultado, a janela em que a correção diária de 4pm foi calculada foi prolongada de um minuto a cinco minutos. Isso dificulta a manipulação. Além da solução de cinco minutos, o coordenador dos bancos centrais - o Bank for International Settlements - está tentando fazer com que todos os bancos concordem com um código de conduta unificado, mas isso ainda não foi resolvido. Havia uma falha regulatória Ironicamente, o mercado forex tinha sido considerado por reguladores muito grandes para serem manipulados e não foram amplamente regulamentados. No entanto, havia alguns sinais de alerta precoce de que tudo não estava bem. O acta de uma reunião de negociantes no Banco da Inglaterra em 2006 parece sugerir que a possibilidade de manipulação de mercado foi discutida na frente de funcionários, mas o Banco da Inglaterra nega essa interpretação. Nove anos depois, levou os reguladores globais a limpar o mercado cambial - e não antes do tempo, os críticos dirão. Esses escândalos podem ser prevenidos. A trapaça institucional do tipo que vimos no Libor e os escândalos estrangeiros provavelmente desaparecerão por um tempo. Os comerciantes individuais viram colegas marcharem do prédio para enfrentar os questionamentos. Os gerentes finalmente entenderam a necessidade de um escrutínio de linha a linha, por mesa. Os reguladores agora sabem que a regulação do toque leve foi um convite para o setor de serviços financeiros para jogar as regras e eles responderam com uma supervisão mais intrusiva e fortes medidas de dissuasão. Contra este ponto de vista, seria surpreendente se as práticas sistêmicas continuassem no futuro imediato. Mas não há espaço para a complacência em uma indústria onde as memórias corporativas são curtas e recompensas por superar o mercado são excelentes. Philip Augar é um antigo banqueiro de investimentos e autor de diversos livros na cidade. Tópicos relacionados

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